Embora não haja dados precisos, acredita-se que a Igreja de Santo Eduardo tenha sido fundada no mesmo ano do 13º distrito. Alguns dizem que a Igreja foi fundada pela família Ramalho. As pessoas encarregadas desta eram Dona Darina Ramalho e Dona Graciliana Freire, sendo que o rezador da igreja era Adolfo Soares, nesta época não havia padre aqui.
Mais tarde esta pequena igreja sofreu uma remodelação iniciada por Drº Otacílio de Alcântara Ramalho, e terminada pelo Srº Manoel Cláudio Ribeiro, mais conhecido como "seu Ducho", ficando como zeladora da igreja por mais de 40 anos, Dona Nila dos Santos Nogueira, que muito fez por nossa Matriz.
Em frente a igreja de Santo Eduardo Padre João Alberto (Holandês) E Membros do Apostolado da Oração.
Em frente a igreja Santo Eduardo, Monsenhor Deodato e membros da Irmandade Sagrado Coração de Jesus. 15 de Maio de 1949.
Em 24 de Novembro de 1969 começava um novo capítulo da história da igreja, nessa data as Capelas de Santa Maria de Campos e de Santo Eduardo, se desmembraram da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de Morro do Coco, havendo então a ereção da Paróquia de Santa Maria.
Então automaticamente o santuário do 13º distrito passou a pertencer a recém criada Paróquia.
Por certos períodos essas comunidades receberam assistência de párocos de Bom Jesus do Itabapoana.